Construindo Pluviômetros para as escolas de educação básica - União dos Palmares/AL - Cemaden Educação
  • Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • Campanha 2024
    • Regulamento da campanha 2024
    • Inscreva sua ação na Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
    • Notícias da Campanha
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeo
    • Artigos
    • Jogos
    • Podcasts
    • Plataforma
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de iniciativas
    • Acesse ou cadastre sua conta

Construindo Pluviômetros para as escolas de educação básica – União dos Palmares/AL

Uma iniciativa de Universidade Estadual de Alagoas

Enviado em 27/10/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Como resultados, foram confeccionados 50 pluviômetros caseiros, a participação de todos (gestores, professores, bolsistas e alunos) foi sem dúvida fundamental. Alguns discentes esqueceram a garrafa pet, entretanto nenhum aluno ficou sem participar na atividade. Os bolsistas da universidade dividiram algumas equipes para acolher aqueles que não haviam levado o material pedido.As confecções dos pluviômetros ocorreram no dia 26 de maio de 2023. Após a confecção, os alunos sugeriram que um deles fosse instalado na escola, e que todos dividissem a responsabilidade de ir acompanhando o resultado e coleta de dados.Após isso, foi sugerido que os alunos da escola, nos meses de junho e julho de 2023, acompanhassem e coletassem os dados na tabela em folha A4 que foi entregue. Daí os alunos da escola necessitariam observar as datas, e os horários (de 7h da manhã e às 14h) e ao final de cada mês, juntamente com o professor de Matemática, fossem realizado os cálculos dos resultados coletados, e os valores fosse colocado nos quadros de avisos da escola. Ainda foi sugerido aos discentes que procurassem um ambiente aberto e longe de obstáculos para o pluviômetro coletar o máximo possível de chuvas.Ao construírem o pluviômetro caseiro, os alunos, além de praticarem a coordenação motora, puderam começar a entender e correlacionar a alfabetização científica com seu cotidiano. Começaram, assim, a entender e a se preocupar, por exemplo, ante um pluviômetro cheio, um sinal de alerta decorrente do fato de que, aparelho cheio, rio cheio, e, se o rio está cheio, há um perigo iminente de inundação na comunidade. Os alunos, ao observar e coletar os dados decorrente dos pluviômetros caseiros deram um enorme passo para contribuir com a sua comunidade, pois eles podem, assim, ser multiplicadores e garantir a conscientização e informar a outras pessoas que um simples instrumento pode salvar vidas. 

 

 

 

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2023
Sequestro de carbono florestal e prevenção de desastres: atividade com alunos do ensino médio da Escola Estadual José Mazella – Taubaté/SP
#AprenderParaPrevenir2017
EMEF. Santa do Prado Maximiano – Colômbia/SP
Titulo do Projeto: Protegendo o Futuro Relação com desastres: Ações preventivas e desastres tecnológicos Ação: Educação para a Redução de Risco e Desastres e Acidentes, contribuir para diminuir a quantidade ...
#AprenderParaPrevenir2017
Defesa Civil – Estação Ecologia de Estância – Estância Velha/RS
Título do projeto: Projeto de limpeza do Arroio Estância Velha Relação com desastres: Inundação (cheias) – Ações preventivas  No dia 11 de julho realizamos ação de limpeza, coordenada pela ...
#AprenderParaPrevenir2018
E. E. Professora Joanira Del Castilho – Santana/AP
Água: Preservar para Não Faltar     Objetivos: Identificar subsídios para a implantação de sistemas de captação e reutilização de água na escola, com vistas à sustentabilidade. Objetivos específicos: Perceber ...
#AprenderParaPrevenir2018
Defesa Civil Blumenau – E. Educação Básica Padre José Maurício – Blumenau/SC
Projeto Municipal Defesa Civil na Escola     Objetivos: O objetivo do Projeto Defesa Civil na Escola é que os alunos se tornem multiplicadores de práticas sustentáveis nos bairros, criando ...
#AprenderParaPrevenir2018
Universidade Federal de São João del-Rei / MG
“EDUCAÇÃO PARA O RISCO”: PREVENÇÃO E PERCEPÇÃO DE RISCO NA ESCOLA E NA PAISAGEM URBANA Objetivos: Desenvolver atividades e ações de conhecimento, comunicação e divulgação de medidas de prevenção sobre ...

Reconhecimento

O Programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre

Apresentação

Dúvidas Frequentes

Notícias

Contatos

E-mail

educacao@cemaden.gov.br

Telefone

(12) 3205-0200

Projetos

Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d’água

É FOGO (MAP-FIRE)

#Aprender para Prevenir

A campanha

Notícias

Edições anteriores

Midiateca

Todas

Nossas Publicações

Livros

Vídeos

Artigos

Jogos

Podcasts

Glossário

Rede

Mapa Interativo

Ações cadastradas pela rede

Outras atividades

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando