O uso do teatro de fantoches como prática educativa para uma cultura de prevenção - São José dos Campos/SP - Cemaden Educação
  • Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • Campanha 2024
    • Regulamento da campanha 2024
    • Inscreva sua ação na Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
    • Notícias da Campanha
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeo
    • Artigos
    • Jogos
    • Podcasts
    • Plataforma
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de iniciativas
    • Acesse ou cadastre sua conta

O uso do teatro de fantoches como prática educativa para uma cultura de prevenção – São José dos Campos/SP

Uma iniciativa de E. E. PROF EDERA IRENE OLIVEIRA CARDOSO

Enviado em 14/11/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Os resultados das apresentações do teatro de fantoches revelou  que apesar da metodologia simples que utilizou relatos de desastres da comunidade escolar, estimulou participação e percepção dos riscos.   A reflexão sobre as  experiências vividas nos remete a urgência de agir . O desenvolvimento da proposta colaborou com a recomposição da aprendizagem dos estudantes, principalmente no desenvolvimento das habilidades da comunicação oral, já que, um dos maiores desafios nas aulas é fazer com que os alunos se expressem oralmente e no desenvolvimento das habilidades (EF06AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e compreender a relação entre elas nos processos de criação de personagem;(EF01AR18) Reconhecer e apreciar histórias dramatizadas e outras formas de manifestação teatral presentes no cotidiano;(EF02AR18) Reconhecer e apreciar o teatro de bonecos presente em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas.(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas em situações com função social significativa.(EF01GE10) Identificar e descrever características físicas de seus lugares de vivência relacionados aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor entre outros).(EF06GE13)Analisar causas e consequências das práticas  humanas na dinâmica climática, discutir e propor ações para o enfrentamento dos impactos decorrentes das alterações climáticas em diferentes lugares. 

 

Link: vídeo da ação

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2017
Defesa Civil – Escolas Municipais – Rio de Janeiro/RJ
Título do Projeto: Projeto Defesa Civil nas escolas da cidade do Rio de Janeiro Relação com desastres: Ações preventivas e percepção de risco Trata-se de um projeto que tem ...
#AprenderParaPrevenir2023
Monitoramento da umidade do solo em área de encostas – Guatapará/SP
#AprenderParaPrevenir2019
E.M. Alberto Santos Dumont – Jaboatão dos Guararapes/PE
Título:  Mapeando os riscos socioambientais na comunidade. Objetivos:  Identificar os riscos socioambientais na comunidade e refletir em que medida podemos contribuir para a redução de riscos de desastres. Público envolvido:  ...
#AprenderParaPrevenir2019
UNIVAP/INPE – São José dos Campos/SP
Título: Maquete interativa. Objetivos:  Escolhemos a Maquete Interativa como ferramenta de abordagem em oficinas na cidade de São Luiz do Paraitinga para realizar a coleta de dados. Identificar áreas de inundação, ...
#AprenderParaPrevenir2017
E.E.Coronel Francisco Schmidt – Pereira Barreto/SP
Título do projeto: As ações de prevenção na escola: desastres naturais socioambientais no município de Pereira Barreto Através do desenvolvimento do currículo do Estado de São Paulo na escola ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Prof° Dinorá Pereira Ramos de Brito – São José dos Campos/SP
Título: Tem um rio no meu caminho . Objetivos:  Estimular que a comunidade escolar re§ita sobre os riscos socioambientais no entorno da escola, seus elementos potencializadores, e as estratégias de prevenção ...

Reconhecimento

O Programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre

Apresentação

Dúvidas Frequentes

Notícias

Contatos

E-mail

educacao@cemaden.gov.br

Telefone

(12) 3205-0200

Projetos

Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d’água

É FOGO (MAP-FIRE)

#Aprender para Prevenir

A campanha

Notícias

Edições anteriores

Midiateca

Todas

Nossas Publicações

Livros

Vídeos

Artigos

Jogos

Podcasts

Glossário

Rede

Mapa Interativo

Ações cadastradas pela rede

Outras atividades

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando