Construindo uma comunidade Resiliente - Recife/PE - Cemaden Educação
  • Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • Campanha 2024
    • Regulamento da campanha 2024
    • Inscreva sua ação na Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
    • Notícias da Campanha
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeo
    • Artigos
    • Jogos
    • Podcasts
    • Plataforma
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de iniciativas
    • Acesse ou cadastre sua conta

Construindo uma comunidade Resiliente – Recife/PE

Uma iniciativa de NUPDEC DOIS UNIDOS_RECIFE

Enviado em 21/11/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

•       Tem sido observado uma melhor compreensão sobre os conceitos relacionados a redução de riscos e desastres (RRD), bem como a representação da resiliência e suas relações com o cotidiano da comunidade.

•       Tem sido verificado:

•       Maior integração dos participantes;

•       Aumento do processo motivacional em relação a participação comunitária;

•       Surgimento de propostas e interfaces para mobilização de ações em prol da comunidade;

•       Fortalecimento dos laços comunitários e integração para processo de autogestão em relação a RRD.

Observou-se também, que a Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) tem proporcionado  aos cidadãos os conhecimentos científicos que estão interligados aos saberes sociais, tratando de temas importantes  que lhes permitirão desempenhar um sentimento de afetividade e pertencimento e ao mesmo tempo ação proativa na  preparação e mitigação de riscos e desastres.

Link: vídeo da ação

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ
Título: Projetos Espaço Fluir e Molipdec – “Juntos somos mais fortes”. Objetivo Geral O ESPAÇO FLUIR é um projeto de extensão universitária da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Profª Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel – Itu/SP
PLANO DE TRABALHO Projeto: “Amigo da Encosta” Descrição da ideia: Mobilizar a comunidade no entorno escolar para ações de redução de riscos e desastres, e propor a criação de ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.E Dr.Oscar Rodrigues Alves – Mogi Mirim/SP
Título: Sistema de filtragem sustentável. Objetivos: Filtragem da sujeira trazida através da chuva e assim diminuindo o risco de enchentes. Público envolvido: Um professor e um estudante. Atividades realizadas: Observações dos potenciais locais ...
Projeto “Meio Ambiente”
Revitalização da entrada da escola Divina Providência realizada por alunos e professores da Eja, como produto final do projeto sobre o tema. Trabalho muito bom!     
#AprenderParaPrevenir2017
Defesa Civil – E.M. Maria de Jesus Oria Alencar – Fortaleza/CE
Programa Brigada Escolar: Defesa Civil na Escola O Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola é uma parceria da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã através da Coordenadoria Especial ...
#AprenderParaPrevenir2017
Defesa Civil – E.M. 22 de Outubro – Barra do Quarai/RS
Titulo do Projeto: Juventude Ativa na Defesa Civil Relação com desastres: Inundação e percepção de risco Ação: Realização de Seminário com alunos das 6,7,8 e 9 anos das escolas do ...

Reconhecimento

O Programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre

Apresentação

Dúvidas Frequentes

Notícias

Contatos

E-mail

educacao@cemaden.gov.br

Telefone

(12) 3205-0200

Projetos

Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d’água

É FOGO (MAP-FIRE)

#Aprender para Prevenir

A campanha

Notícias

Edições anteriores

Midiateca

Todas

Nossas Publicações

Livros

Vídeos

Artigos

Jogos

Podcasts

Glossário

Rede

Mapa Interativo

Ações cadastradas pela rede

Outras atividades

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando