XIX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho - Juventude no Enfrentamento à crise climática - Erechim/RS - Cemaden Educação
  • Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • Campanha 2024
    • Regulamento da campanha 2024
    • Inscreva sua ação na Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
    • Notícias da Campanha
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeo
    • Artigos
    • Jogos
    • Podcasts
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de iniciativas
    • Acesse ou cadastre sua conta

XIX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho – Juventude no Enfrentamento à crise climática – Erechim/RS

Uma iniciativa de Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim – Laboratório de Educação Ambiental

Enviado em 23/11/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

A XIX edição do Fórum, envolveu 33 municípios da Região do Alto Uruguai Gaúcho e 44 escolas de Ensino Médio, abrangendo mais de 5.000 jovens-adolescentes. O processo também envolveu jovens universitários, comunidades das Escolas de Educação Básica, lideranças comunitárias e de entidades. 

O Projeto contribui para o protagonismo juvenil diante das questões associadas à crise climática. Mobilizou os jovens para pensar e agir – conhecer os problemas existentes no território, investigar sobre esses temas e desenvolver projetos de intervenção, com a intenção de contribuir na construção de territórios sustentáveis e a prevenir e enfrentar desastres climáticos – estiagens, vendavais, enxurradas, entre outros.

Também colaborou na inserção da temática no currículo das escolas, em nível regional, por meio da formação de professores que aconteceu nas estapas do Pré-Fórum, Dia do Fórum e Pós-Fórum. Foi um processo educativo em que os jovens adolescentes (ensino médio), jovens-jovens (universitários) e os adultos envolvidos (professores da educação básica, professores universitários, lideranças comunitárias e regionais) estiveram atuando como educadores e ao mesmos tempo sendo educados pelos outros, com o desafio de conduzirem as atividades de educação ambiental nas escolas e nas comunidades.

A elaboração e o desenvolvimento de projetos voltados à mitigação e adaptação climática, no contexto escolar, estimulou a ação coletiva, a participação das pessoas, grupos e comunidades nos processos de planejamento e de tomada de decisões, na busca de alternativas e de melhorias no ambiente local. Alguns projetos incluiram a comunidade nas ações de Educação Ambiental Climática desenvolvidas pelas escolas e valorizaram a presença da escola na solução dos problemas da comunidade, resultando daí um compromisso de ambos os lados, da escola e da sociedade, na solução de problemas relacionados à crise climática. Isso representou um importante aprendizado de cidadania.

Ao longo dos anos, os Fóruns de Meio Ambiente da Juventude têm contribuído com a formação de cidadãos capazes de fazerem escolhas, com autonomia, e para assumirem a importância imediata e futura de suas decisões, com a responsabilidade que se espera dos jovens. Ele privilegiam os jovens como protagonistas, mas sempre incentivaram a parceria entre as diversas gerações.

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Maria Izabel Fontoura – Cachoeira Paulista/SP
Título:  Estudo de Caso Planície de Inundação Várzea dos Cunhas – Aprendendo a prevenir. Objetivos: – Desenvolver raciocínio crítico e científico introduzindo um pensamento interdisciplinar trabalhando conceitos referente aos risco naturais ...
#AprenderParaPrevenir2023
O Papel como Agente de Mudança na Mitigação das Mudanças Climáticas e Desastres Naturais – Guarapuava/PR
#AprenderParaPrevenir2017
Defesa Civil – Grupo Escoteiro Amizade – Taubaté/SP
Título do Projeto: Defesa Civil na comunidade Relação com desastres: Inundação e percepção de risco Taubaté se localiza na Região Metropolitana do Vale do Paraíba paulista, com população de aproximadamente ...
#AprenderParaPrevenir2023
Aprender para Prevenir – Caraguatatuba/SP
#AprenderParaPrevenir2018
IBICT – Rio de Janeiro/RJ – E. M. Tancredo Neves – Ubatuba/SP
CoAdapta I Litoral     Objetivos: Esta pesquisa objetiva desenvolver contribuições teóricas e empíricas para o desenvolvimento de abordagens e métodos participativos que integrem técnicas de geoprocessamento e Sistemas de ...
#AprenderParaPrevenir2017
Defesa Civil – CEMUS V Luiz Rodrigues de Almeida – Salto/SP
Título do projeto: SALTO FORA DA ROTA DO VENTO Relação com desastres: Ações preventivas e percepção de risco 1. Objetivo: É oportunizar no espaço que educa, ações, projetos para ...

Reconhecimento

O Programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre

Apresentação

Dúvidas Frequentes

Notícias

Contatos

E-mail

educacao@cemaden.gov.br

Telefone

(12) 3205-0200

Projetos

Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d’água

É FOGO (MAP-FIRE)

#Aprender para Prevenir

A campanha

Notícias

Edições anteriores

Midiateca

Todas

Nossas Publicações

Livros

Vídeos

Artigos

Jogos

Podcasts

Glossário

Rede

Mapa Interativo

Ações cadastradas pela rede

Outras atividades

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando